terça-feira, 5 de julho de 2011

Primeira mini-usina de biodiesel do Brasil é inaugurada em Itabaiana- SE

Públicação do CNFORM Aracaju SE, 20 a 26 de junho de 2011- ano XXIX edição 1471 - www.cinform.com.br
Com um potencial de produção de cerca de 100 mil litros, a unidade beneficirá a população e o meio ambiente.
A cidade de Itabaiana, no agreste, foi escolhida para sediar a primeira mini-usina de biodiesel do Brasil. tendo como matéria-prima o óleo residual de fritura, a unidade possui como mérito primordial a transformação deste resíduo em biodiesel. O acionamento da bomba de abastecimento marcou a inauguração dela na terça feira dia 14. Com uma capacidade de produção que varia entre 90 e 100 mil litros por mês, a usina dá origem a um produto com 98% de pureza.
Localizada, por enquanto, no Sindicato dos Transpotadores Rodoviários Autonomos de Bens do Estado de Sergipe - Sindicam-SE, a usina surgiu justamente por iniciativa desta instituição. A instalação mobilizou não só o sindicato, mas também o Grupo Metropolitano Paulista Agenda 21, a Educa - União de Educadores e a Biotema. Sob coordenação do professor Ubaldino Dantas, a a unidade prevê a produção de 30 mil litros de biodiesel, seguindo as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Petroleo - ANP. dois tambores aereos compõem os equipamentos principais da usina que ocupa apenas 60m². A comercialização do produto está descartada. Assim, todos o combustivel produzido será utilizado para abastecer os veiculos dos caminhoneiros associados ao Sindicam.
Apesar de funcionar em Itabaina, a mini-usina não pertence à cidade e muito menos ao sindicato. A posse equipamento é da Agenda 21 que trouxe para cá devido ao grande interesse demonstrado pelo Nilson Mendoça, presidente do Sindicam. mas, de acordo com José Oliveira Ribas, somente em casos extremos ela seria retirada do municipio. "Se por um acaso, um dia a diretoria mudar e não existir mais interesse por parte do sindicato ou da população, ai sim a usina seria desinstalada", explica o consultor da Agenda 21.
A mini-usina é avaliada em 100 mil e o custo de atividade varia entre R$ 30 e R$ 42 mil, considerando-se uma produção de 30 mil litros por mês. A captação de recursos é o meio utilizado para obter renda. É valido ressaltar que a unidade ainda não está funcionado oficialmente. Uma série de documentos deve ser enviada à Administração Estadual do Meio Ambiente - ADEMA. Somente depois de receber o aval desta instituição é que se dará inicio à produção efetiva do combustivel. "Nós estamos em toda velocidade. A usina j´está pronta para funcionar, só falta mesmo enviar esta documentação", explica Ubaldino.
CONCIENTIZAÇÃO
A busca de fontes alternativas de energia é indispensável em uma sociedade que visa se desenvolver economicamente, sem comprometer a existencia das gerações futuras. Por ser biodegradavel, este combustivel não traz prejuizos para o meio ambiente e, segundo Ubaldino, a única substância expelida no momento da produção é o vapor.
Esta iniciativa deverá conter os problemas ambientais causados pelo descarte incorreto do óleo em esgotos e, consequentemente, na natureza.
Por isto, a participação da sociedade é fundamental. Os idealizadores do projeto já acionaram os donos de bares, lanchonetes e restaurantes. Assim o que se pretende é coletar o óleo que esses estabelecimentos despejariam no meio ambiente. Outra ideia é mobilizar os "herois da natureza", ou seja, alunos e professores que ficarão responsaveis por conscientizar a população e fazer essa coleta.
A advogada do sindicam, Drª Fátima Regina Feitosa explica que a iniciativa está de acordo com as leis federais 12.047/2005 e 12.305/2007 que preveem a reciclagem de óleos e gorduras e o gerenciamento de resíduos sólidos, respectivamente

Um comentário:

  1. Nessa esteira, desempenham-se duas primordiais funções da micro-usina: uma imediata e outra mediata. A primeira, referente à coleta do óleo residual de frituras. A segunda finalidade é, exatamente, a que se apresenta mais importante para a finalidade desse trabalho, qual seja a de funcionar, onde o combustível produzido se difunde e influencia na aplicação para abastecer os veículos dos Caminhoneiros direcionados aos Associados do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de Sergipe - SINDICAM/SE.
    Cumpre elucidar, ainda, que essa micro-usina é um grande avanço tecnológico Ambiental. Para realizar esse ideal ambicioso, temos os focos de atuação: reduzir o impacto sobre a natureza, assim como as descargas de óleo de fritura; fornecer benefícios aos caminhoneiros de maneira transparente, num consumo de custo baixo consciente e intensificar a educação ambiental.
    Essa micro-usina inaugurada em Itabaiana / SE no SINDICAM/SE é o esforço coletivo da Biotema, Educa e do Grupo Metropolitano Paulista Programa Agenda 21, para promover mudanças e avançar na busca da sustentabilidade socioambiental. E, para finalizar, a visão de perenidade dessa micro-usina está permeada por um intenso processo colaborativo, de compreensão de todas as interações ambientais, sociais e econômicas.
    errata da públicação sobre a lei federal 12.305/2007 a correta é lei 12.305/2010
    Dra. Fátima Regina Feitosa

    ResponderExcluir