Estamos no início de uma mudança crucial no
comportamento das EMPRESAS, que se
intensificará na medida em que deparem no que diz respeito a problemas cada vez
mais profundos decorrentes do AUMENTO
POPULACIONAL E DA LIMITAÇÃO DE RECURSOS. Portanto, essa será uma das principais
mensagens da RIO + 20, conferência sobre Sustentabilidade organizada pela ONU,
que reunirá neste mês mais de uma centena de LÍDERES MUNDIAIS.
Vale destacar, que por acontecer 20 anos
depois da ECO -20, também realizada na Cidade do Rio de Janeiro, os LÍDERES
EMPRESARIAIS terão papel de destaque;
pois as Empresas, agora, estão na vanguarda das iniciativas, em comparação com
os Governos, que repetidamente, Não conseguem chegar pelo mesmo a um consenso
sobre POLÍTICAS PARA O CRESCIMENTO MUNDIAL SUSTENTÁVEL. Segundo o
Vice-Presidente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial – RACHEL KYTE
que no encontro de 1992, insignificante “Foi uma era diferente“. Sendo Público
e Notório, que hoje, os executivos constituirão um dos grupos não
governamentais em maior número na RIO + 20 “onde está previsto reunirem durante
vários dias, antes do evento formal, onde irão elaborar suas próprias
estratégias de sustentabilidade e as apresentarão no momento exato às
autoridades. Apenas, afirmação do Grupo Metropolitano
Paulista do Programa Agenda 21, não sabemos, o que realmente vai resultar
efetivamente disso tudo, ainda não está cristalino“. Pois o tema economia verde
nos princípios do sistema econômico atual, (quem desmata pratica economia verde) Mas, temos a certeza que esse
encontro RIO + 20, dentro da citada “Maquiagem Verde” ou “Marketing as EMPRESAS
começam a adotar estratégias muito mais ambiciosas, partindo para exigência de
recursos volumosos e para uma mudança na forma como operam seus negócios. Acreditamos
que as EMPRESAS não estão querendo passar como meramente “Defensora Ecológica”
no intuito de plantar um punhado de árvores em determinado “in loco” ou apenas
publicar um Relatório de Sustentabilidade, elas promovem mudanças que podemos
dizer radicais, pois temos vários exemplos delas com excelente atuação no nosso
país. Algumas, sob pressão do Greenpeace, para não vender mais frangos
alimentados com soja. Acreditamos que podemos mudar o objetivo das EMPRESAS de
somente “lucro” através do rumo
de suas agendas com uma orientação mais firme dos governos.
O GMPPAG 21 esclarece que Não há um País ou
Grupo de Países que esteja disposto de defender uma AGENDA INTERNACIONAL UTILIZANDO OS PRINCIPIOS DO PROGRAMA AGENDA 21.
Esperamos
que a RIO + 20 esteja voltada e com a devida preocupação em promover mudanças
transformacionais. São Paulo, 11/06/2012
Coordenador
do GMPPAG21- José Oliveiras Ribas.
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