I – Tema Central da gestão: Projeto Brasil 2022
Objetivo – Divulgar nossos
pilares para o Brasil 2022: construirmos juntos um país socialmente justo,
economicamente forte, ambientalmente sustentável, politicamente democrático e
eticamente respeitável. www.pnbe.org.br
Forma – promover encontros
presenciais e à distância (internet) com startups, micro, pequenos e médios
empresários para pensar e discutir o futuro do Brasil; suscitar discussão
aberta sobre acordo ou não os pilares do Projeto Brasil 2022 e envolvimento da
sociedade perguntando como cada um vê esses cinco pilares de nosso projeto: o
que é um país socialmente justo? economicamente forte? politicamente democrático?
ambientalmente sustentável? eticamente respeitável? Envolver também estudantes.
O que podemos oferecer aos jovens é a nossa experiência e possibilitar que eles
desenvolvam novos paradigmas.
OBS. Destacamos que já
existem dois projetos em
andamento: O Brasil consumista (porque o operário não pode
consumir o que produz?) e o neodesenvolvimentista de (com base nas ideias da
Cepal na década de 1950). Relançamento do Projeto Brasil 2022 estará repetindo
a presença de palestrantes em março de 2016.
II – Novos associados
Objetivo – ampliar o número
de associados, com foco principalmente em jovens empreendedores/ pequena e
média empresas.
Forma – Ciclo de debates
quinzenal em local pré-definido, com palestras dos coordenadores levantando
temas de sua competência. Palestras e debates em outras entidades como as
regionais da Associação Comercial, CIESP, buscando apoio dos jornais de bairro.
III – Pontos levantados para o debate com a sociedade
1 – Socialmente justo:
a) Educação de qualidade para todos. O que é educação de qualidade :
Educação para o trabalho, como na Coréia e na China? Ou Educação para a
Cidadania como na Finlândia? Ou Educação humanista com abordagem de cultura
geral superficial como no Brasil? Ou?
b) Descentralização do poder: mais recursos e autoridade
para os municípios, onde vivem as pessoas e menos para o Governo federal: nada
que pode ser feito ou coordenado pelo município deve ser feito pelo estado ou
pelo governo federal e o mesmo em relação ao estado X governo federal?
c) Aumento de produtividade é essencial para construir um
país socialmente justo - como conseguir: educação para o trabalho? Ou?
d) Aposentadoria desigual entre os funcionários públicos,
categorias diferenciadas e os contribuintes da CLT deve mudar para igualitária?
e) Reforma do Estado: redução dos cargos de livre
nomeação (mais de 600 mil no país)? escolha por competência? Ou concurso?
2 – Economicamente forte:
a) Ser principalmente um país do Agronegócio eficiente
para prover alimentos ao mundo e explorar/exportar riquezas minerais? Retomar o
papel dinâmico da indústria? Que indústrias? Voltada para dentro como antes, ou
para o mercado mundial?
b) Qual o papel das multinacionais no país? Podemos aumentar
a inserção do Brasil nas cadeias mundiais de suprimento e não apenas de
produção?
c) Qual é o papel
do Governo? Estimular alguns grupos para serem mundialmente competitivos, como
tem ocorrido? Investir/apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias? Qual a
dimensão adequada?
d) Como reduzir ou racionalizar a tributação? Fazer a
reforma da previdência social com idade mínima?
e) Ajusta nossa legislação do trabalho à realidade
mundial, atualizando ou eliminando a CLT? Como reduzir as dificuldades criadas
pela Justiça do trabalho e seu corporativismo? Como tratar a perspectiva de que
em 2022 termos provavelmente 60% das pessoas como autônomos ou autoempregados?
OBS. Lembra se que o debate
país agro X país industrial já ocorreu em 1944 entre Roberto Simonsen e
Eugênio Gudin. Kurt destaca que sem indústria nenhum país se torna
desenvolvido. E Ubaldino informa que já existem 5,2 milhões de MEIs (micro
empreendedores individuais) no Brasil, sendo 1,3 milhão em São Paulo.
3 – Ambientalmente
sustentável:
a)
Facilitar ou
exigir prioridade para o saneamento público? Como?
b) O que fazer para que seja cumprido o PNRS, cuja
vigência já foi adiada, pois os municípios não tem condição de prepara planos?
Acelerar a logística reversa dos diferentes segmentos?
c)
Como tratar a
questão indígena e a preservação das florestas?
4 – Politicamente
democrático:
a) Como realizar eleições menos caras? Voto distrital? Voto
no partido? Voto distrital misto?
b) Separação dos poderes: no presidencialismo membros do
Poder Legislativo não deveriam ocupar cargos no Poder Executivo, a Constituição
diz que os poderes são independentes e harmônicos. Nos Estados Unidos para
assumir cargos no executivo o membro do Legislativo precisa renunciar, como fez
Hillary Clinton. è viável fazer isso no Brasil? Como?
c) Financiamento de campanha – empresas não votam logo
não deveriam financiar, ou não?
5 – Eticamente respeitável:
a) Defesa e promoção de cultura ética na sociedade, no
poder público, nas empresas e entidades e na vida pessoal?
b) Corrupção – como reduzir? Qual o real impacto? Punição
aos corruptos em qualquer atividade? Eliminação da diferença no tratamento da
justiça para autoridades e políticos?
c) Como tirar a impressão de que os empresários são os
grandes culpados da corrupção e não os políticos e agentes públicos?
d) A maior parte da corrupção em relação a agentes do
Governo começa ao contrário, com extorsão por parte do agente público: como
reagir? Aceitar e entrar no jogo? Recusar, denunciar e sair do jogo? Recusar e
tentar ficar no jogo?
e) A Lei Anticorrupção criou novos desafios para as
empresas: como evitar os riscos num país onde quase tudo funciona a base de
propina?
f) País igualitário sem legislações e atuações
corporativistas garantindo condições especiais para alguns?
Nenhum comentário:
Postar um comentário